Publicidade

Notícias

Brusquense Walter Orthmann bate seu próprio recorde no Guinness World Records

Geral


No dia 19 de abril ele comemora 100 anos de idade, com uma grande festa na RenauxView, seu único registro na carteira de trabalho ao longo de 84 anos de labuta

Entrar para o Guinness World Records não é tarefa fácil. Imagina então bater o seu próprio recorde? O brusquense Walter Orthmann, que dia 19 de abril completa 100 anos de idade, tem a carreira mais longa, do mundo, trabalhando 84 anos na mesma empresa, e esse ano bateu o seu próprio recorde. Ele começou a trabalhar nas Indústrias Renaux S.A, que atualmente se chama RenauxView, em 17 de janeiro de 1938 e continua batendo ponto. Para comemorar, a empresa está programando uma grande festa no dia do seu aniversário, com direito a bolo, food trucks, chopp, balões, música e a presença de cerca de 700 pessoas. Dia 19 de abril será feriado para os profissionais da empresa têxtil.

Orthmann entrou pela primeira vez para o Guinness Book em 2018, quando comemorou 80 anos de empresa e 95 de idade. Nesses 5 anos, ninguém bateu seu recorde e novamente ele consta no Guinness Book. “Para nós é inspirador constar com a vitalidade, a força e o exemplo do seu Walter”, declara o diretor de marketing da RenauxView, Roberto Sander.

O profissional mais dedicado da RenauxView nos últimos 84 anos, começou a trabalhar na empresa como auxiliar de expedição aos 15 anos. Foi promovido a office-boy, assistente administrativo e gerente de vendas, função que ocupa até hoje. Atualmente, não viaja mais, mas rodou o Brasil de carro, ônibus e avião visitando clientes de todas as regiões. E muitos dos negócios só são fechados, se o atendimento for feito pelo seu Walter.

Nesses 84 anos de carreira, seu Walter viu muita coisa acontecer e mudar. Recebeu seu salário em nove moedas diferentes, viu a empresa se modernizar e mudar de nome e de diretoria. Em 2006, quando a nova administração assumiu a diretoria, tendo à frente o empresário Armando Hess de Souza, ele confessa que ficou um pouco preocupado, visto que já tinha 68 anos de carreira e estava aposentado. Mas foi com surpresa e alegria que ouviu do novo presidente que queria renovar o seu contrato por mais 15 anos, podendo ser prorrogado. “Em 2021, venceram os 15 anos e, para nossa alegria, seu Walter continua sendo um profissional de destaque”, declara o presidente da empresa, Armando Hess de Souza.

Souza destaca que trabalhar com seu Walter é uma dádiva, visto que ele é o testemunho vivo das mudanças pelas quais o mundo contemporâneo tem passado. “Uma pessoa que tem a imensa capacidade de manter-se atualizada nesse mundo de constantes transformações.”

Quem é Walter Orthmann?

Além de ser um profissional dedicado e que não pensa em parar de trabalhar, é também esposo, pai, avô e um homem que se cuida. Em 28 de junho de 1946, seu Walter casou com Alice Koschnik e teve 5 filhos, Sueli, Rosemari, Marli, Valmir e Valter Roberto. Em 1977, ele ficou viúvo e, em 1980, casou-se com Lucia Helena Valle, 32 anos mais jovem que ele. O casal teve três filhos, Tatiana, Sabrina e Marcelo.

Seu Walter continua casado e conta que leva uma vida simples, faz exercícios todos os dias e cuida da alimentação. Vai trabalhar todos os dias de carro e reclama do trânsito, como todos os outros motoristas. Mas, ele lembra que o mais importante, para estar próximo aos 100 anos é ter propósito. “Se você não tem um motivo para se levantar da cama, você vai ficar dormindo. Infelizmente, todos os meus amigos que se aposentaram e pararam de trabalhar, já morreram. É o trabalho que nos mantém vivos”, afirma.

Nessa longa caminhada, seu Walter recebeu diversas homenagens de diferentes entidades. Quando a empresa completou 70 anos, ele recebeu homenagem da Associação Empresarial de Brusque. Em 2013, recebeu a Ordem do Mérito Industrial e Sindical da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) pelos seus 75 anos de trabalho na RenauxView e uma homenagem da Câmara Municipal de Brusque. Em 2018 foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Brusque e também pelo Tribunal Superior do Trabalho com a comenda da ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.

04 de Abril de 2022

Deixe seu comentário