Notícias

Mitos e verdades sobre o congelamento de alimentos

Gastronomia


A prática de congelar alimentos é muito comum. Além de oferecer mais facilidade e agilidade para quem precisa de refeições práticas e prontas, é importante para evitar o desperdício de alimentos. No entanto, existem ainda muitas dúvidas sobre a técnica correta de congelamento. Por isso, Cláudio Ponticelli, gerente industrial da Plasvale, uma das maiores empresas de utilidades domésticas do país, explica alguns mitos e verdades sobre a técnica e que podem ajudar o dia a dia de muita gente.

Existem tipos de potes mais indicados para o congelamento.
Verdade. O mais indicado é que os potes tenham tampas em fechamento hermético, devido a sua excelente vedação, pois ajuda o alimento a durar mais tempo. Fique atento a embalagem dos potes, pois eles indicam quais são os mais adequados para o congelamento e contato com alimentos.

Potes de vidro são melhores que os de plástico para congelar.
Mito. O vidro é inerte e não reage no contato com o alimento. Isso pode ser uma vantagem, já que os potes de plástico são porosos e acabam absorvendo substâncias presentes nos alimentos, principalmente corantes e pigmentações. No entanto, existem técnicas caseiras para a limpeza dos potes. E o plástico se torna mais vantajoso, já que não quebra, são leves, flexíveis, fáceis de manusear e otimizam o espaço no congelador e na geladeira de casa.

Não podemos guardar todos os tipos de alimentos no congelador.
Verdade. Em geral, é possível congelar quase tudo, exceto alimentos como batatas, ovos cozidos, saladas, gelatina, pudins, queijos cremosos, chantilly, iogurte e maionese. Esses alimentos podem ter a textura e sabor alterados se forem congelados.

O alimento tem validade mesmo que esteja armazenado no congelador.
Verdade. Não é porque o produto está congelado que ele não perderá a validade. O prazo de cada alimento varia muito, mas em geral a validade é entre um mês e um ano. Etiquetar as preparações é muito importante para que os alimentos não caiam no esquecimento dentro do freezer.

Posso cozinhar, colocar no pote e já levar ao freezer.
Mito. Não é recomendável guardar no congelador alimentos quentes. A melhor coisa a fazer é esperar que esfriem para só depois congelá-los. Jamais deve se congelar alimentos que não estejam totalmente frescos. O processo de congelamento deve ocorrer quando os alimentos estão no auge da qualidade, para que quando forem descongelados mantenham-se as mesmas características. E outra questão importante é que não podemos congelar alimentos diferentes na mesma embalagem, pois a mistura altera o sabor da comida.

Devo descongelar os alimentos dentro da geladeira ou no micro-ondas.
Verdade. Para descongelar o alimento, tire-o do freezer no dia anterior e deixe-o na geladeira. Jamais o descongele à temperatura ambiente. A superfície do alimento descongela antes do centro permitindo proliferação de microorganismos. Se você precisar descongelar o alimento na hora de ser consumido, coloque-o em água corrente ou dentro de um recipiente cheio de água, trocando essa água a cada cinco ou dez minutos.

O alimento pode ser congelado quantas vezes for necessário.
Mito. Ao descongelar um alimento, nunca coloque de volta no freezer. A situação não se aplica apenas quando produtos que estavam congelados crus, como carne, foram transformados em alguma receita.

29 de Agosto de 2017

Deixe seu comentário