Notícias

Livro ajuda Apaes e dá lições de empreendedorismo

Entrevista

O empresário Tarcísio Pegoretti lança livro com história de sua vida, uma lição de empreendedorismo e a renda será revertida totalmente para Apaes. A entrevista foi feita ao lado do Museu do Imigrante em Timbó.

O livro "Um livro, uma vida e uma história...o sucesso de quem se dispõe a ensinar" foi lançado, na última quinta-feira, e a renda com a venda dos exemplares será destinada para a APAE

Em uma noite mágica, com mais de 160 pessoas, na Fundação Indaialense de Cultura (FIC), em Indaial, foi lançada a biografia do empresário Tarcísio Pegoretti “Um livro, uma vida e uma história... o sucesso de quem se dispõe a ensinar”. Nesta obra, o autor conta um pouco da sua história de sucesso que tem por objetivo incentivar os jovens a empreenderem.


Durante a noite, foi conhecido o vencedor do concurso “Criando Fora da Caixa”. Quem quisesse participar tinha que desenhar uma capa para o livro. Vários desenhos foram apresentados, mas o escolhido, que ilustra a capa, foi do colaborador da Direta Sistemas. Marcelino França. Ele ganhou um fim de semana no Hotel Paraíso das Ilhas, em Rio dos Cedros. As outras sugestões de capa foram colocadas no interior do livro, como forma de incentivo aos que participaram. Toda renda dos livros vendidos será repassada integralmente a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Indaial. Futuramente, o empresário pensa em fazer essa mesma distribuição na cidade de Pomerode.

A obra, escrita em parceria com Christina Baumgarten, da HB Editora, é uma biografia do que tem feito desde que se entende por gente. Já pequeno, o autor demonstrava forte veia empreendedora e vontade para trabalhar. Não por vaidade, resolveu contar sua história, mas, sim, pensando nas próximas gerações. “Todos temos problemas a enfrentar. Como os enfrentamos é que determina a nossa trajetória”, afirma.


História

O empresário perdeu o pai muito cedo, sua mãe tinha apenas 29 anos e quatro filhos para criar. Em vez de ficar chorando, ela arregaçou as mangas e foi em busca de trabalho. Afinal, tinha quatro crianças que dependiam dela. Foi com esse exemplo de garra, que Pegoretti cresceu e em quem se espelhou para dar os primeiros passos na sua vida. “Mesmo com tantos problemas e responsabilidades, sendo bem jovem, ela nunca esmoreceu. Estava sempre sorrindo e enfrentando as situações com calma e perseverança. Sempre esteve presente nas formaturas dos filhos e netos. Sentia orgulho e se emocionava com cada nova conquista”, lembra.



Com este exemplo em casa, não tinha como ser diferente. Aos 12 anos, Pegoretti começou a trabalhar. As dificuldades, passadas na infância, fizeram com que o jovem buscasse alternativas para levar um pouco de tranquilidade para a mãe. Bem cedo, ele também aprendeu uma valiosa lição: se alguém podia chegar a um determinado lugar, ele também poderia, desde que se esforçasse e fosse atrás dos seus sonhos. Com essa tenacidade, aos 9 anos resolveu que aprenderia a jogar xadrez na escola. “Este jogo, particularmente, me fascinava pela necessidade de planejar uma estratégia para ganhar a partida. Jogo até os dias atuais e, muitas ações que desenvolvo nos negócios, seguem alguns princípios do jogo, como, por exemplo: o ganho de tempo e o uso dos mínimos recursos possíveis para atingir os resultados desejados.”



Aos 14 anos, Pegoretti teve seu primeiro emprego com carteira assinada na Hering, no setor de embalagem. Logo surgiu a oportunidade de trabalhar na área de informática e ele foi se desenvolvendo nesse segmento, que muito estava crescendo na década de 80. Construindo um currículo acadêmico impecável, lado a lado com uma carreira profissional destacada na área de TI, pode ser considerado um dos pioneiros no estado de Santa Catarina na área de desenvolvimento de sistemas aplicativos.



Em 1994, resolveu deixar de ser funcionário e empreender. Fundou a Direta Assessoria e Contabilidade Ltda, embrião da empresa que hoje atende mais de 1.600 sindicatos em todo o Brasil, sob a denominação de Direta Assessoria Econômica & Informática. Além da Direta, Tarcísio é atualmente CEO de outras três empresas, a Sonnare do Brasil Ltda., especializada em pesquisas, a ITM APPS, desenvolvedora de aplicativos de última geração, e a Formosa Serviços e Construção. É o criador do inovador sistema Leitura na Empresa, através do qual desenvolve estratégias de incremento à leitura no ambiente de trabalho. “Nossa missão é trabalhar para ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor para se viver”, afirma. Essas e outras experiências são relatadas no livro.
Assista ao vídeo abaixo:








20 de Novembro de 2017

Deixe seu comentário