Notícias

Internet oferece conhecimento gratuito que poucos aproveitam

Educação


De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada no início desse ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet. São 64,7% com acesso à web, oportunidade para acessar não só redes sociais, mas também conhecimento. “O cenário de preocupação com a falta de acesso à educação e à informação para todos está se desmanchando. Hoje a informação de todos os níveis de complexidade está disponível com preços acessíveis e, muitas vezes, gratuitamente”, destaca a coach da Effecta Coaching Janaina Manfredini.

Janaina frisa que a escola regular está cada vez mais obsoleta e as organizações de alto potencial de futuro valorizam cada vez mais atitude e valores. “Sabemos que boa parte do ensino ainda está se estruturando e que existem - ainda, infelizmente - muitas regiões sem acesso algum à internet e a este tipo de informação. O que é preocupante é que muita gente tem acesso a tanta coisa boa, mas desperdiça tempo com o que não acrescenta em nada. Aí esperam que o governo, empresa ou familiares estimulem o conhecimento patrocinando treinamento. Portanto, o discurso da "falta de oportunidade" é, no mínimo, preguiça de procurar”, analisa a coach especialista em carreira.

Para quem prefere não esperar para evoluir, Janaina Manfredini lista alguns exemplos de sites com conteúdo gratuito ou com preços que cabem no bolso:



1 – Para quem ainda não concluiu a formação de 1º e/ou 2º grau:

Temos a “Oferta Voluntária”, iniciativa em parceria com o Governo Federal. Mais detalhes:

http://portal.mec.gov.br/pronatec/oferta-voluntari



2 – Diversas áreas com professores de alto gabarito:

O Veduca é bem conhecido e tem muitos, mas muitos, cursos bons. Os professores são ótimos e os temas excelentes.

https://veduca.org/



3 - Museus para visitar virtual e gratuitamente:

Aos que acham que visitar Museus é perda de tempo ou coisa de só de gente que tem dinheiro, visite gratuita e virtualmente Museus! Tem do Brasil, Estados Unidos e muito mais.

http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/



4 - Até Harvard, amigos:

Uma das maiores e mais conceituadas universidades do planeta, Harvard, oferece cursos gratuitos e on-line! E com certificado! Confira aqui:

https://canaldoensino.com.br/blog/harvard-oferece-20-cursos-online-gratuitos-com-certificado



5 - Não precisa ir tão longe! Temos a USP:

A Universidade de São Paulo (USP), uma das mais conceituadas do nosso Brasil, também oferece vários cursos gratuitos. Tem de Gestão de Projetos, Ética e muitos outros! Veja aqui e aproveite:

http://www.alumni.usp.br/confira-27-cursos-da-usp-para-fazer-online-e-totalmente-de-graca/

02 de Abril de 2018

Deixe seu comentário